Inspetoria de Defesa Agropecuária de Horizontina tem novo veterinário

21/05/2014 11:35:18 - Agricultura
Inspetoria de Defesa Agropecuária de Horizontina tem novo veterinário

Dailon Zart e Noli do Nascimento da Inspetoria de Defesa Agropecuária

            A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Horizontina conta com novo médico veterinário. Trata-se do santarosense Dailon Rafael Zart, contratado pelo último concurso público da SEAPA.

 

         Na manhã da terça-feira(20), acompanhado do gerente administrativo José Noli Viana do Nascimento, Dailon apresentou-se a comunidade em entrevista ao Programa Jornal da Manhã da Rádio Olinda FM.

 

         Dois assuntos importantes foram abordados pelos dois profissionais, ou seja, a Declaração Anual de Propriedade Animal e a Vacinação contra a Febre Aftosa em bovinos e bubalinos, atualmente em andamento.

        

         Todos os produtores rurais que tiverem animais em sua propriedade devem fazer a declaração anual do rebanho. No caso de bovinos e bubalinos, é necessária a lista com a quantidade exata de animais existentes, idade e sexo dos mesmos.

 

Também devem fazer a declaração os produtores de caprinos, equinos, suínos e aves, integrados de empresas ou independentes.

 

A declaração anual de rebanho é obrigatória uma vez a cada ano, é também a forma de ter um levantamento do perfil agropecuário no Estado.

 

O produtor que não fizer a declaração do rebanho, além de ficar com pendencia junto ao serviço oficial veterinário, esta sujeito a pesadas multas que variam de 900,00 a 1.024 reais por animal.

 

A declaração pode ser feita na Inspetoria de Defesa Agropecuária até dia 6 de junho próximo.

 

São necessários os documentos de CPF e RG do titular e a relação completa de todos os animais na propriedade. O produtor também pode atualizar na oportunidade o seus saldos de nascimentos, mortes e baixas de animais para consumo próprio.

        

         A vacinação contra a Aftosa encerra dia 30 de maio e à princípio não há informações sobre prorrogação do prazo. A meta de vacinação é de 14.824 animais em Horizontina e de 10,5 mil cabeças em Doutor Mauricio Cardoso.

 

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA