Investimentos na área do ESF Kennedy são justificados pelo Governo Municipal

25/11/2015 15:24:20 - Saúde

Obras do centro de apoio a saúde preventiva no Bairro Kennedy

 

O Governo Municipal de Horizontina novamente foi alvo de críticas nas redes sociais pelas mudanças que se encontram em implantação na área da saúde preventiva de sua rede de atenção básica.

Após forte polêmica sobre o remapeamento de áreas na implantação da 5ª equipe da Estratégia Saúde da Familia-ESF São Francisco, abrangendo os bairros São Francisco, Alvorada, Bela Vista e localidades como Lajeado Maria, KM 20, Maçaneta e Caneleira, com posicionamentos contrários de agentes comunitárias de saúde que seriam remanejadas e até vereadores, essa semana revelou questionamentos sobre investimentos nas obras de infraestrutura de pista de caminhada, academia de ginástica, áreas de convivência, pavimentação e pista para ciclistas, que estão em fase de implantação ao redor da Unidade de Saúde do Bairro Kennedy.

O ex-servidor do município Edson Walter Horst, que recentemente pediu desfiliação do PT,  é um dos que lidera a divulgação em rede social de uma ordem de empenho de R$ 55 mil de recursos da Secretaria da Saúde destinados à estruturação da área que circunda a Unidade de Saúde. Há quem complementa a informação de Horst e diz que os investimentos no local serão maiores e superariam a casa dos R$ 80 mil. “Poderiam investir esse dinheiro em exames de complexidade que hoje são agendados para até um ano depois de solicitados”, afirma Horst.

O Secretário de Planejamento e Gestão de Projetos do município Jonas Diogo Silva, lamenta, e diz que as críticas que o governo do prefeito Nildo Hickmann enfrenta nas redes sociais partem de ações arquitetadas por pessoas mal intencionadas, que estão trabalhando contra a melhoria das condições de vida das pessoas, distorcendo fatos e espalhando inverdades.

O governo municipal através do conjunto de suas secretarias de Saúde, Planejamento e Infraestrutura, reitera, segundo Silva, à importância do investimento na área da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Kennedy, para qualificar o espaço de caminhada com iluminação, substituição de equipamentos de ginástica, espaços de convivência, pavimentação de ruas e uma pista de bicicleta no entorno da área asfaltada (margens dos passeios) deixando o passeio livre para caminhadas orientadas por profissionais ou não.

Esta ação, de criar um centro de apoio à saúde preventiva é inédita no município, no Estado e no país, não se está construindo uma praça, nem tirando verbas de exames ou de medicamentos, é uma estrutura integrada a demais ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. “As ações dialogam com o compromisso de tornar Horizontina a melhor cidade para viver no Rio Grande do Sul”, reforça.

Também criticada por opositores do atual governo, Jonas diz que é uma ação semelhante, a que está sendo desenvolvida no bairro Bela Vista que vai beneficiar toda a região, incluindo os bairros São Francisco, Alvorada e demais, visando melhorar os serviços públicos de saúde preventiva, e que trata do remapeamento das UBS com a criação de uma nova unidade para melhorar a atenção básica em saúde, pois essa é no SUS a tarefa do município.

As três ações, tanto a construção da nova academia de ginástica, a qualificação do espaço da UBS Kennedy e o remapeamento das Unidades com a criação do ESF São Francisco, vêm sofrendo ataques na tentativa de desconstruir e desqualificar as ações do governo lamenta o gestor.  “Sabemos bem de onde vêm essas posições; são daqueles que em vez de trabalhar para que pessoas tenham saúde, torcem que elas fiquem doentes, para depois de intermediar certos atendimentos, cobrarem-lhe a conta, recomendando o voto em determinadas pessoas. São os mesmos que são contra a renovação da frota de máquinas do município, por exemplo, preferindo reformar os equipamentos velhos”, desabafa.

As obras no complexo de saúde do Bairro Kennedy, contemplam a iluminação das laterais dos passeios, áreas de estar junto à sombra do bosque, preservação de uma nascente de água, revitalização e ampliação de uma academia de ginástica ao ar livre, pavimentação asfáltica das ruas que circundam o novo ESF e a demarcação de uma pista para prática de exercícios com bicicletas na lateral dessas ruas, liberando o passeio exclusivamente para caminhadas. 

GIRO AMBIENTAL