Jogo de câmbio promove integração de grupos de Nova Candelária e Boa Vista do Buricá

12/06/2015 08:33:34 - Esportes

Créditos: Maira Dill Assessora de Comunicação

Na segunda-feira pela parte da manhã, o ginásio de esportes da Escola Nossa Senhora da Purificação foi palco de uma interação entre os idosos de Nova Candelária e Boa Vista do Buricá.

O motivo dessa junção? O jogo de câmbio! Isso mesmo, os grupos que se reúnem semanalmente para o jogo de câmbio, cada qual em seu município, realizaram jogos coletivos.

Orientados pelas educadoras físicas Débora Stroeher (em Nova Candelária) e Mônica Simon (em Boa Vista do Buricá), os jogos proporcionam diversão e qualidade de vida aos participantes. O Prefeito Carlos Alberto Dick prestigiou esse encontro, assim como também, recebeu a visita do Vice-Prefeito de Boa Vista do Buricá, Vilmar Horbach que acompanhou o grupo “Saúde em Movimento” na ida à Nova Candelária.

No município de Nova Candelária os jogos acontecem todas as segundas-feiras, às 8h. Na próxima segunda-feira, dia 15, uma nova turma será formada e quem tiver interesse em participar, pode comparecer ao ginásio às 8h.

O atual grupo de câmbio em Nova Candelária conta com 22 integrantes, e em Boa Vista do Buricá, 25 membros participam das atividades nas quartas-feiras pela parte da manhã. Em ambos os municípios, a atividade é coordenada e supervisionada pela Secretaria Municipal de Saúde.

O foco desse exercício é a experimentação dos diferentes papéis que os jogadores têm, em um jogo de vôlei. O objetivo do evento foi promover a integração das equipes por meio de jogos amistosos e recreativos.

Nas duas cidades, o jogo de câmbio é referência para os idosos. Agnes Leidemer, 84 anos, e Ciria Majolo, 76 anos, são as pessoas mais idosas que participam dos jogos de câmbio de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária. Agnes (que reside em Boa Vista do Buricá) e Ciria (munícipe de Nova Candelária) são pioneiras no exercício, fazem parte dos grupos de câmbio desde que os jogos iniciaram nos municípios. Além de participar dos jogos semanalmente, são exemplos de determinação e qualidade de vida. A modalidade esportiva voltada para a terceira idade promove a socialização, melhora a autoestima, desenvolve a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação física dos participantes.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA