Motoristas devem ficar atentos a novas rótulas de Três de Maio

12/04/2015 13:43:01 - Trânsito
Motoristas devem ficar atentos a novas rótulas de Três de Maio

Foto: Alexandre de Souza: Novas rotatórias exigem atenção dos condutores.

Alexandre de Souza

O Código de Trânsito Brasileiro é claro: no caso de uma rótula, a preferência é do veículo que chegar primeiro. É o que diz a lei. No entanto, em Três de Maio a regra é constantemente desrespeitada. E essa falta de conhecimento da lei se tornou ainda mais perigosa nos últimos dias.

A Secretaria de Urbanismo de Três de Maio implantou duas novas rótulas na cidade: uma na esquina das ruas Horizontina e São Paulo e outra na esquina das avenidas Uruguai e Avaí com a Rua Santa Cruz. Durante o tempo em que a reportagem do Folha Cidade permaneceu nestas rótulas praticamente nenhum veículo seguiu a regra prevista no código.

Conforme o secretário Moacir Carvalho, se tiver um veículo transitando pela rótula, à preferência é deste. Os demais precisam esperar sem avançar na linha demarcatória. Ele explica ainda que se não houver veículos dentro da rótula, a preferência é daquele que chegar primeiro: “Se cada um dos motoristas respeitasse a sinalização, todos os sentidos da rotatória fluiriam igualmente, como deve ser.”.

É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, custa R$ 191,50 e o acréscimo de sete pontos na CNH. No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA