MP cumpre mandados na 5ª fase do Leite Compen$ado

08/05/2014 22:29:24 - Policial
MP cumpre mandados na 5ª fase do Leite Compen$ado

Foto: Ministério Público RS

Durante o cumprimento dos 15 mandados de busca e apreensão da 5ª fase da Operação Leite Compen$ado, realizado na manhã desta quinta-feira(8) foram encontrados, em todos os locais que eram alvo das investigações, indícios da fraude no leite.

Nas propriedades de empresas transportadoras foram apreendidos sacos de soda cáustica, bicarbonato de sódio, sal e ureia. Ainda havia embalagens vazias desses produtos. Além disso, na mesa de trabalho do proprietário da Laticínios Hollmann, Sérgio Seewald (preso), os agentes apreenderam um saco de polifosfato de sódio em fase de testes para a estabilização de queijo fundido – com rótulo de importação. Ele estava junto a outros três sacos de um pó branco, sem identificação, que será encaminhado para análise. Também na sede da Hollmann, foi localizada uma agenda, contendo indicações sobre o uso de produtos químicos.

O MP ainda apreendeu 16 caminhões de transporte de leite, cujas cargas serão analisadas pelo Ministério da Agricultura. Em Encantado, foi preso em flagrante por porte de arma o transportador de leite Maicon de Conto. Na sede da Transportes Pedersini, o Mapa lacrou um resfriador clandestino. Os três presos preventivos (Ércio Vanor Klein – proprietário da Pavlat – Sérgio Seewald e Jonatas William Krombauer - da Hollmann) estão no Presídio Estadual de Lajeado e devem ser ouvidos na próxima semana, assim como os transportadores investigados.

Nesta quinta completou-se um ano das primeiras ações da Operação Leite Compen$ado. Na primeira fase, foram identificadas fraudes nos municípios de Guaporé, Horizontina e Ibirubá. Quinze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público e oito foram presas. Destas, quatro estão em liberdade. Seis pessoas foram condenadas pela Comarca de Ibirubá. A sentença foi proferida pelo juiz Ralph Moraes Langanke em dezembro de 2013.

O transportador de leite de Horizontina envolvido no esquema está preso desde maio passado aguardando o julgamento pela Justiça de Horizontina.

segunda fase da Operação Leite Compensado foi deflagrada em 22 de maio do ano passado nos municípios de Ronda Alta e Boa Vista do Buricá. Quatro pessoas foram presas e seis foram denunciadas pelo MP. Dessas, três estão em liberdade. Já a terceira etapa foi realizada em 7 de novembro de 2013 no município de Três de Maio. Quatro pessoas foram denunciadas. Ninguém foi preso.

A quarta fase foi desencadeada 14 de março deste ano nas cidades de Condor, Panambi,Tupanciretã, Bossoroca, Capão do Cipó, Vitória das Missões, Ijuí e Santo Augusto. Até agora, uma pessoa foi denunciada. O processo ainda está em andamento.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA