Município está com infestação do mosquito AEDES AEGYPTI

15/01/2016 08:47:44 - Saúde
Município está com infestação do mosquito AEDES AEGYPTI

Créditos: Ramone Pacheco - Assessora de Comunicação

Conforme o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado na última semana no Município, Três de Maio está 8,8% de infestação do mosquito, quando o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%. 

A secretária de Saúde, Jacira Taborda, destaca que o número é preocupante, devido ao risco de uma tríplice epidemia de dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Para amenizar a situação, realizamos na semana passada um mutirão de limpeza nos bairros Schardong, Promorar, Guaíra e Loteamento Santa Maria, nos quais recolhemos oito cargas de caminhão de lixo dos pátios dos moradores”, enfatiza.

Jacira pede para que a população elimine de seus pátios recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. “Dentre os principais cuidados, os munícipes devem colocar areia no prato das plantas ou trocar a água uma vez por semana, furar pneus velhos, deixar vasos e baldes de boca para baixo, limpar diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum, secar áreas que acumulem águas da chuva, tampar as caixas d’água, baldes e tonéis, cobrir piscinas inutilizadas e tratar a água das que estão sendo utilizadas”, ressalta.

A secretária salienta que os munícipes que não cuidarem da limpeza de seus pátios, terrenos e empresas, serão notificados pelos agentes de combate a endemias. “A pessoa notificada terá o prazo de uma semana para regularizar sua situação. Se não o fizer, será multada, pois está colocando em risco a saúde da população”, assevera.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA