Painel marca comemorações dos 30 anos de reconhecimento da Unijuí

26/06/2015 13:46:09 - Eventos e Promoções
Painel marca comemorações dos 30 anos de reconhecimento da Unijuí

Créditos: Divulgação

A UNIJUÍ comemora neste domingo, 28 de junho, seus 30 anos de reconhecimento como Universidade. Para marcar a data, será realizada na terça-feira, 30, uma Sessão Solene Pública do Conselho Universitário, a partir das 14h, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí. Na oportunidade, será realizado o painel “Nossa Trajetória e os Desafios para a Continuidade do Projeto Institucional”, com a presença dos professores Adelar Francisco Baggio, Reitor no período de 1985 a 1987; Walter Frantz, Reitor no período de 1993 a 1998; Eronita Silva Barcelos, Reitora no período de 1999 a 2004; e Gilmar Antonio Bedin, Reitor no período de 2005 a 2010.       Na coordenação do painel atuará o professor Martinho Luís Kelm, atual Reitor da Universidade.

Histórico

A UNIJUÍ completa, em 28 de junho de 2015, 30 anos de seu reconhecimento como Universidade. As suas atividades tiveram origem na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), instalada em 16 de março de 1957. Portanto, a UNIJUÍ foi uma instituição pioneira no ensino superior na Região Noroeste do Rio Grande do Sul e possui uma trajetória de quase 60 anos de história.

No período de 1957 a 1969, a Universidade foi mantida pela Sociedade Literária São Boaventura, Congregação dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Em 1969, esta manutenção passou para Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE.

Em 1985, o então Conselho Federal de Educação autorizou a transformação dos Centros Integrados de Ensino Superior – CIESI – na Universidade de Ijuí - UNIJUÍ.

A sessão solene de instalação da UNIJUÍ, na época Universidade de Ijuí, foi realizada em 20 de outubro de 1985 na Sociedade Ginástica de Ijuí (Sogi) e prestigiada pelo Ministro da Educação, Marco Maciel. Chamada de primeira universidade da Nova República por Tancredo Neves e, desta forma denominada pelo Ministro da Educação Marco Maciel em seu discurso em Ijuí, no dia 20 de outubro de 1985, a UNIJUÍ se caracteriza por ser uma universidade comunitária e regional, pública e não-estatal. Marco Maciel, em entrevista ao Jornal da Manhã, de Ijuí, de 23 de outubro de 1985, destacou que “a UNIJUÍ tem um grande papel a cumprir e representa, de fato, uma instituição universitária que a meu ver desempenhará uma função muito importante no país. Nós pensamos sempre que a comunidade – se quisermos promover o desenvolvimento e a democracia – deverá ter uma participação cada vez mais ativa.... e é isso que faz a UNIJUÍ. Ela, na verdade, cumpre esse papel de instituição comunitária voltada para o estudo e reconhecimento dos problemas locais”.      

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA