PPCI – Plano de Prevenção Contra Incêndio

16/07/2015 16:00:46 - Geral

Créditos: Divulgação

O assunto desta semana tem como objetivo orientar o empregador sobre a importância e a obrigatoriedade da elaboração e implantação do PPCI – Plano de Prevenção contra Incêndio.

Todos nós sabemos as consequências que um incêndio pode causar a uma empresa. Não se trata apenas de uma simples perda material ou espaço físico mas sim da perda de anos de trabalho, de suor derramado, de noites mal dormidas, de expectativas e as vezes até da esperança.

Quando o assunto é incêndio o menor dos problemas é a perda dos bens materiais já que proporcionar segurança aos funcionários é obrigado por lei e se acaso ocorra algum acidente desse porte com funcionários a responsabilidade será toda da empresa.

O Plano de Prevenção contra Incêndio está regulamentado pela Lei Estadual – RS 10.987/97, Decreto Estadual – RS 37.380/97 e Decreto Estadual – RS 38.273/98 cujo objetivo principal é prevenir incêndios (dimensionamento de extintores, necessidade de instalação de hidrantes, saídas de emergência, iluminação e sinalização de emergência, sinalização de segurança, treinamento de pessoal na RT 14, plano de evacuação e brigadas de incêndio quando necessário), proteger vidas e patrimônios sejam eles públicos ou privados, facilitar o resgate pelo corpo de bombeiros e evitar a propagação do fogo.

O PPCI é um processo que deverá ser elaborado de forma obrigatória a todas as edificações existentes, mesmo aquelas que se encontram em situação de construção ou reforma (que possuir ampliação de área superior a 10% da sua área total).

O PPCI é um conjunto de documentos que definirá os sistemas exigidos de acordo com a legislação levando se em conta a classificação do ramo de atividade, grau de risco, metragem entre outros fatores contidos no cadastramento de sua edificação junto ao Corpo de Bombeiros.

A falta do PPCI e do Laudo de Prevenção Contra Incêndio poderá acarretar multas progressivas, interdição parcial, interdição total e a não renovação do alvará até que se efetue as regularizações necessárias.

Se você ainda está com dúvidas ou necessita desse plano, que foi criado de forma exclusiva para atender as necessidades da sua empresa, procure profissionais habilitados nessa área e / ou empresas especializadas que poderão desenvolver esse plano de acordo com o seu ramo empresarial. Lembrando que de acordo com a Legislação vigente, estabelecimentos com áreas até 750m² podem ser feitos por profissionais técnicos dependendo do grau de risco em que se enquadra sua atividade laboral, já estabelecimentos acima do anteriormente citado e / ou menores com grau de risco máximo somente poderão ser elaborados por engenheiro.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA