Prefeitura anuncia rótula e lombadas na Rua Consolata

05/06/2015 10:35:31 - Trânsito

Créditos: Alexandre de Souza

Um problema que vem tirando o sono dos moradores da rua Consolata desde 2002 quando a via foi asfaltada está prestes a acabar. Há anos eles estão reclamando do excesso de velocidade e alertando para o risco de acidentes. A Consolata dá acesso ao bairro Jardim das Acácias. Nem mesmo a sede da 3ª Cia da Brigada Militar nas imediações inibe os mais “apressadinhos”.

Nesta semana o anúncio de que a prefeitura vai instalar lombadas foi comemorado pelo morador Elton Schardong. Ele conta que toda a vizinhança teme que aconteça uma fatalidade, pois a rua tem grande movimento de alunos da Escola Estadual Castelo Branco também de idosos:

“A notícia da colocação de lombadas é uma vitória nossa. Faz tempo que estamos alertando para o perigo que os pedestres correm ao andar na rua Consolata devido a alta velocidade empregada por alguns motoristas irresponsáveis.”, explicou.

Conforme o secretário de Urbanismo do município, Moacir Carvalho, vão ser instaladas ao longo da rua duas lombadas físicas. Pela legislação, o município só poderia instalar quebra-molas em vias urbanas que tem ligação com rodovias estaduais ou federais, como a Avenida Santa Rosa, onde já existem lombadas. Porém, em razão das reclamações constantes, o Conselho Municipal de Trânsito aprovou a medida e a prefeitura vai ser responsável pela instalação:

“Vamos adotar essa medida para dar mais segurança ao trânsito. A rua Consolata tem um grande movimento e os moradores não podem conviver mais com essa situação. Há relatos de veículos que passam pela via há 100/km por hora”, explica o secretário.

Além das lombadas, o conselho aprovou a instalação de uma rotatória no entroncamento das ruas Consolata e Riachuelo. As obras devem começar nos próximos dias.

GIRO AMBIENTAL