Presidente da OASE e Associação Cultural Alemã SONNENCHEIN CHOR participaram da 28° Sessão

11/12/2015 14:36:52 - Politica

Créditos: Anelize Katiane Espindola

Na última segunda-feira, 7 de dezembro, aconteceu a 28° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio na casa Legislativa.

Na oportunidade se fez presente a presidente da OASE de Três de Maio, Lurdes Bender para apresentar aos vereadores o informativo da instituição que circulou à nível nacional onde foi exposto a todos que a OASE de Três de Maio ganhou uma data comemorativa junto ao calendário municipal de eventos, ficando esta estabelecida para o último domingo de setembro de todos os anos. O projeto foi elaborado pela bancada do PMDB, ou seja, pelos vereadores Ivo Novotny, Flávio Volnei Pagel e Lírio Roque da Rosa e aprovado em sessão Ordinária realizada no dia 15 de setembro.

OASE

A OASE é o maior grupo organizado de mulheres da América Latina. Possuem membros em todo o Brasil. No sínodo são 101 grupos e 1939 mulheres. Na paróquia de Três de Maio, são cinco grupos de OASE: Esquina Bela Vista, Consolata, Mato Queimado, Entrada de Barrida e na Sede – Comunidade São Paulo, que agrega 262 mulheres.

Em 1928 um Pastor escreveu: “Não é possível imaginar a vida da Igreja Evangélica sem a mulher”. Essa afirmação é uma verdade ainda hoje. OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) é um setor de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. É uma oferta de auxílio mútuo para participação ativa de mulheres na vida da comunidade. Esta participação se expressa nos três aspectos da vida cristã: comunhão, Testemunho e Serviço.

Elas realizam seus congressos Paroquiais anualmente sendo eles rotativos, ou seja, cada ano um grupo acolhe o evento. Os lucros angariados são revertidos para as atividades que a organização realiza.

Associação Cultural Alemã SONNENCHEIN CHOR

Representantes da Associação alemã de Três de Maio também participaram da sessão solene onde apresentaram três canções e agradeceram o valor que foi destinado à eles para a realização das suas atividades anuais.

Flavio Magedanz, agradeceu o espaço da Tribuna Livre onde relatou às atividades realizadas pela organização.

Neste ano de 2015 comemorou-se os cem anos da imigração alemã em Três de Maio, porém a história do município relata que em 1915 chegaram para esta localidade na época chamada Buricá os primeiros imigrantes de origem alemã. No dia 5 de agosto do ano de 2009 foi criada oficialmente à Associação Cultural Alemã de Três de Maio, que tem por objetivo cultivar e manter as questões básicas da cultura mas, especialmente a associação tem como função guardar elementos básicos que os primeiros imigrantes trouxeram consigo.

A história relata que 1824 chegava ao Rio Grande do Sul os primeiros imigrantes alemães trazidos pra cá por uma política pública, basicamente o governo brasileiro na época tinha a preocupação de colocar pessoas aqui no Rio Grande do Sul com medo de que essa parte do país pudesse ser perdido para um outro país. Esses imigrantes vieram movidos por muitas promessas onde grande parte dessas não foram cumpridas. No entanto, eles se superaram e hoje com alegria lembram de coisas bonitas que foram deixadas tanto em termos de cultura, como esporte, entretenimento destacando o amor à musica, ao canto coral, à dança, as festas, as comidas típicas e assim por diante.

Em agosto de 2009 fundou-se a Associação Cultural Alemã de Três de Maio, alguns meses depois em março de 2010 deu-se o início de um grupo de danças folclóricas, dois anos depois, no dia 20 de fevereiro de 2012 iniciaram as atividades de um coral focado nas canções alemãs, coral SONNENCHEIN CHOR. Mas, ao lado dessas duas atividades, a dança folclórica, o coral típico também a associação se ocupou com a aprendizagem da língua alemã e com a difusão e o cultivo da gastronomia.

Sabendo que tantas e tantas coisas boas da gastronomia haviam sido esquecidas, procuraram então resgatá-las. Vale destacar, que o coral buscou trazer para Três de Maio o 1° Encontro Regional de Corais Étnicos Alemães, isso aconteceu no dia 24 de novembro de 2013. Este evento, teve a sua continuidade, sendo que, este ano foi realizado na cidade de Três Passos. Buscaram também para a cidade dois grandes encontros de grupos de danças.

Ao longo desses anos representaram e representam o município em diversos eventos em toda a região buscando assim mostrar que o município de Três de Maio deve ser lembrado e visto como um município que tem à etnia alemã organizada.

A associação realiza e participa ativamente dos eventos com recursos próprios angariados em eventos que participaram, segundo Flávio “Nós atualmente conseguimos manter as nossas atividades através dos resultados dos eventos que realizamos, através da contribuição dos associados e de uma maneira especial à contribuição mensal dos integrantes do coral e do grupo de danças mas também, queremos deixar registrado isso de uma maneira especial que nos últimos anos recebemos anualmente um valor na subvenção social do nosso município e quero aproveitar para deixar o nosso reconhecimento e agradecimento por que também neste ano a Câmara de Vereadores destinou uma parte dos recursos que à ela cabia para a nossa associação”.

Os associados pretendem intensificar ano após ano esse trabalho, fazer com que a cultura alemã seja cada vez mais valorizada, mais presente e que através dela possam aprender cada vez mais além de ensinar para aqueles que têm o desejo de aprender para que isso nunca se acabe e sim se fortifique.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA