Prevenir a dengue é o foco da Secretaria de Saúde de Três de Maio

16/10/2015 09:24:09 - Saúde
Prevenir a dengue é o foco da Secretaria de Saúde de Três de Maio

Créditos: Divulgação

Com a chegada das temperaturas mais elevadas e do período de chuvas intensas, características desta época do ano, a possibilidade de uma epidemia de dengue aumenta, o que exige reforço dos cuidados de prevenção por parte dos gestores municipais e também da própria população. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha contra a dengue, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A secretária municipal de Saúde, Jacira Taborda, destaca que a melhor maneira de evitar a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos. “Nossos agentes de combate a endemias estão trabalhando arduamente, para eliminar os criadouros no município e para isso necessitamos do auxílio da população, para que os mesmos possam entrar nas casas, instruir os munícipes sobre a prevenção da dengue e realizar vistorias nas propriedades”, enfatiza.

A dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo reproduz em água limpa parada e, por este motivo, é importante eliminar recipientes que possam acumular água, como pneus, vasos de flores, piscinas, entre outros. Todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho, para acabar com os locais de criação do mosquito.

A Organização Mundial da Saúde estima que entre 50 milhões a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou, até o dia 03 de outubro, 3.655 casos suspeitos de dengue, dos quais 1.254 foram confirmados. Dentre os confirmados, 217 (17,3%) são importados (contraídos fora do Estado) e 1.037 (82,7%) são autóctones (contraídos no RS).

GIRO AMBIENTAL