Primeiros animais são identificados através da microchipagem em Santa Rosa

25/06/2015 10:16:10 - Geral
Primeiros animais são identificados através da microchipagem em Santa Rosa

Créditos: Bruna Carpenedo Assessora de Comunicação

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, comemorou a execução dos primeiros procedimentos de identificação de animais no município. A microchipagem é de responsabilidade dos proprietários de animais, que podem dirigir-se até a clínica veterinária credenciada para realizar os procedimentos de identificação.

“Desde o início do mês de junho, a identificação dos animais através da microchipagem é executada e monitorada pela primeira clínica veterinária credenciada para a prestação do serviço de Registro Geral de Animais (RGA), sendo esta ação mais um avanço do Governo Municipal para o Bem Estar Animal”, ressalta o secretário da pasta, Fernando Borella.

O microchip é um equipamento inativo, que não emite sinal, sendo que o animal não pode ser rastreado via satélite. Os dados que constam no microchip são ativados pelo leitor de microchip e representam a identidade do animal, os quais não podem ser alterados e o acompanharão por toda vida.

Euclides Spies, coordenador do Bem Estar Animal, salienta que para efetuar o registro de seu animal, o proprietário deverá levar consigo sua carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação do animal.

“O procedimento é simples e seguro, sendo muito parecido com uma injeção, não gerando riscos ao animal e sem efeitos colaterais. Os custos pelo registro do mesmo são de responsabilidade do proprietário e efetuados diretamente com as empresas credenciadas, conforme legislação em vigor”, ressalta a veterinária Caroline Decker Lemos, da empresa Vet Mais.

GIRO AMBIENTAL