Produções estudantis são premiadas no 6° Festival de Curtas da FEMA

11/09/2015 08:38:19 - Educação
Produções estudantis são premiadas no 6° Festival de Curtas da FEMA

Créditos: Assessoria de Comunicação

O 6° Festival de Curtas da Escola Técnica Machado de Assis, realizado no Centro Cívico e Cultural Antonio Carlos Borges, exibiu, na noite de quarta-feira (09), 6 curtas-metragens, divididos em duas categorias: 1ª série do Ensino Médio (Adaptação de Contos Modernistas) e 2a e 3a série (Produção a partir de obras de Machado de Assis e a Trilogia do Tempo e o Vento de Érico Veríssimo).

Os jurados Anderson Farias, cineasta, jornalista e secretário de cultura de Santa Rosa; Odair Bernard, professor e Diretor da empresa Soluty Comunicações; Vânia Dotto Kreibick, professora e locutora da Rádio FEMA Educativa; Mauricio Rebellato, jornalista, repórter e editor da RBS TV Santa Rosa; e Roseila Scalco, professora e design de interiores, avaliaram critérios relacionados a abertura, clareza do enredo, coerência na organização dos fatos, sequência lógica dos fatos e entre as cenas, caracterização dos personagens com a época retratada, criatividade, dramatização, organização dos cenários, trilha sonora e legendas.
Na categoria 1a série do Ensino Médio, o filme “Paciente 7713” conquistou os troféus de melhor filme júri técnico e popular, melhor ator, melhor trilha sonora e melhor arte e fotografia. O curta retratou a história de um paciente que estava num manicômio e que mudou o cotidiano do local.
Já na categoria 2a e 3a série, o vencedor de premiações foi o curta “O Tempo e o Vento: Ana Terra”. Os produtores do filme levaram os troféus de melhor atriz, melhor trilha sonora, melhor arte e fotografia, além de melhor filme júri técnico. O filme contou a história de uma jovem chamada Ana terra, personagem que integra o primeiro volume da trilogia O Tempo e o Vento.
O festival, coordenado pelos professores da área de linguagem, contou com a presença de autoridades da FEMA e do município além de estudantes da rede privada e pública, pais e comunidade. Durante a edição deste ano foram produzidos 11 curtas-metragens, com o objetivo de motivar a leitura, o despertar de novos talentos, a criatividade, bem como a organização, a responsabilidade dos alunos, o senso crítico e o espírito de equipe.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA