Projeto de Revitalização da Gruta Nossa Senhora de Lourdes

04/09/2015 09:44:53 - Geral

Créditos: Aline Kuhn - Assessoria de Comunicação

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes localiza-se na comunidade da Linha Ilha nas proximidades da cidade de São José do Inhacorá/RS. Essa gruta existe há muitos anos e é reconhecida como um ponto turístico religioso no município e na região. Muitas pessoas buscam este local para rezar, fazer pedidos e agradecimentos por graças alcançadas.

 A ideia da Gruta surgiu a partir da iniciativa da senhora Rosalina Graef, a qual doou a tradicional estátua da Nossa Senhora de Lourdes. A propriedade onde se localiza a gruta foi doada pelo Senhor José Manoel Thomas, onde há uma grande pedra natural com uma saliência para frente. Outra característica importante do local é uma vertente de água permanente. A gruta foi inauguração oficialmente em 22 de junho de 1958, mas populares dizem que o local já vinha sendo frequentado anos antes desta data, assim como se faz até hoje.

Os alunos do terceiro ano (2015) do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena de São José do Inhacorá, levando em consideração o fato de que muitas pessoas do município e turistas de diversos lugares realizam visitas, romarias e rezas no local estão promovendo um projeto de revitalização que objetiva reorganizar, limpar, melhorar a acessibilidade, pintar e readequar o espaço, para desta forma, oferecer um ambiente limpo e acolhedor às pessoas que buscam o local em busca de paz e harmonia.

O projeto além de promover a revitalização de um espaço de interação social, religiosa e comunitária, também atende à proposta do Desafio Ambiental referente à prova especial da gincana “Minha Escola é Dez 2015” promovido pela UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Entre as ações a serem desenvolvidas constam:

- Limpeza do local;

- Pintura de estruturas;

- Colocação de lixeiras

- Melhorias nos banheiros

- Melhorias na acessibilidade

- Melhorias na estrutura elétrica

- Ações de jardinagem

- Colocação de placas com mensagens

- Melhorias no piso

- Adequação de altar

- Pintura de painel

- Identificação da gruta

Todas as ações desenvolvidas terão o envolvimento direto ou indireto dos alunos do 3º ano do ensino médio, dos professores coordenadores da gincana e dos demais profissionais da educação da escola, do poder público municipal e parceiros diversos da iniciativa privada.

O município dispõe de diversos lugares belos, tranquilos e harmoniosos, mas a gruta é única, local que muitas pessoas buscam para fazer reflexões, rezar, realizar pedidos e fazer agradecimentos, além do mais, buscam o local para sentir a paz da natureza, sair da rotina da cidade ou do trabalho para sentir e observar as belezas naturais. Neste sentido, é necessário que este “bem” seja conservado e cuidado para que por muitos anos as pessoas possam a visitar e sentir a paz que ela transmite.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA