Projeto Viva Botafogo, Viva Oportunidade

12/06/2015 10:18:44 - Esportes

Créditos: Divulgação

O Projeto “Viva Botafogo, Viva Oportunidade” foi criado há 8 anos pelo Coordenador Luis Pereira, Carlos Alves Técnico das Categorias, João Saffi Júnior Preparador Físico e conta com o apoio do Presidente do Clube Botafogo Marcos Kleinert com o intuito de formar profissionais na área futebolística.

O clube mantém um grupo grande de jovens atletas na Escolinha do Fogão com as seguintes categorias: Fraldinha: Idade 10 anos ; Pré-Mirim: Idade de 11 à 12 anos ; Mirim: Idade de 13 à 14 anos ; Infantil: Idade de 15.

O Clube da “estrela solitária ou “pintiafogo”, como é conhecido, foi fundado em 18 de março de 1960 e desde então vem consagrando sua história ano após ano. Graças à garra e dedicação dos botafoguenses de coração, o Estádio Estrelão foi construído e inaugurado em 26 de maio de 1986, sendo palco de muitas conquistas e servindo, posteriormente, para jogos memoráveis da Associação Três-maiense de Futebol, numa fusão do Botafogo e Oriental.

Com o surgimento do alvinegro três-maiense em 1960, inspirado em seu irmão carioca, o Botafogo de Futebol e Regatas sentiu a necessidade da implementação de um mascote. Em consequência da associação do glorioso carioca ao gaúcho, adotou-se também além do brasão o mesmo mascote da época, famoso personagem da literatura infantil e em especial das histórias em quadrinho, O Pato Donald, que permanece até hoje. O motivo é que a figura do Pato Donald reclama pelos seus direitos, luta, briga e se defende exatamente como os dirigentes botafoguenses da época.

O hino do clube foi apresentado pelo professor de música Arduíno Dalsenter em reunião da diretoria no dia 22 de junho de 1961. Aprovou-se um dos mais belos e mais cantados hinos, emocionando muitos torcedores nas grandes conquistas do preto e branco.

         Inicialmente a maioria das competições em que o Botafogo participava, era de nível municipal. Prevaleciam os aguerridos clássicos “Botal” que já naquele tempo, atraíam um enorme público de toda a região. A partir daí iniciou-se várias competições regionais e estaduais de amadores almejando títulos. 

Hoje ainda acontecem campeonatos no clube, porém com menos frequência. As atividades mais corriqueiras são das categorias de base, onde os técnicos, preparadores físicos, acreditam no sonho e capacidade de aproximadamente 150 meninos.

Os treinos com os garotos acontecem nas terças, quintas e sábados, com o intuito de aperfeiçoar o futebol, prepara-los para campeonatos regionais e crescer em busca de clubes grandes.

Segundo o Técnico Carlos Alves “O projeto já está consolidado e é de extrema importância para essas crianças, já obtiveram resultados sensacionais e é isso que querem continuar proporcionando aos atletas, nosso principal objetivo é praticar a inclusão de todos e em consequência a formação”.

A dedicação do técnico, coordenador, preparador físico é voluntária, o clube conta com o apoio de empresas locais apenas para a aquisição de uniforme e material para a realização dos treinos.

O empenho e força de vontade parte dos alunos, Carlos relata que já foi um jogador profissional e que os primeiros passos para subir na carreira foram dados no botafogo, porque naquela época o Coordenador Luis Pereira acreditou no seu futebol, assim como ele hoje acredita em seus alunos e os motiva em seus treinos.

Atualmente os meninos participam de duas copinhas regionais, sendo elas, Copa Butiá (Sub 12, sub15) onde participam atletas de Santo Ângelo, Santa Rosa, Giruá e Senador Salgado Filho e Três de Maio, o outro é a Copa 2° Liga Tuparendi de Categorias de Base com as categorias Sub 10, sub12 e sub 14.

Os próximos jogos que irão acontecer já estão marcados e são da categoria Sub 14 Botafogo x Academia Belo Centro Tuparendi. Categoria Sub 12 Botafogo x Bola na Rede de São Luis Gonzaga, Categoria Sub 10 x Academia Belo Centro Tuparendi. Os jogos acontecerão no dia 21 de junho no Estádio Carlos Denardim em Santa Rosa, com início previsto para as 9 horas, todos são jogos de semi final.  

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA