PROMESSA CUMPRIDA: Cavalarianos homenageados ao concluir cavalgada desde São Sepé

21/06/2014 16:10:54 - Eventos e Promoções
PROMESSA CUMPRIDA: Cavalarianos homenageados ao concluir cavalgada desde São Sepé

Motta coordenador da cavalgada emociona-se ao declarar promessa cumprida

 

         Um ato de homenagem em nome da Patronagem do CTG Carreteiros de Horizonte e município de Horizontina foi realizado na manhã deste sábado (21) no retorno da cavalgada de São Sepé, onde tradicionalistas do município percorreram mais de 350 km cumprindo uma promessa feita por um colega tradicionalista já falecido Adalberto Pereira da Silva Filho (nego Beto).

         Era promessa de Beto, homenagear o tio e padrinho Silvio Silveira, grande tradicionalista que foi morto por um tiro acidental enquanto fazia a ronda para impedir o furto de gado (abigeato) na propriedade de seus familiares na região Sul do Estado, quando fosse inaugurado o novo CTG de Horizontina, cujas dependências já possuem um rancho usado para atividade de menor porte denominado Rancho do Tio Padrinho.

         Beto fazia a promessa, de rezar pelo tio e seu padrinho no túmulo dele em São Sepé, passar em Boqueirão ascender uma chama crioula no fogo de chão que lá arde havia 200 anos e a cavalo completar percurso até Horizontina chegando de retorno no dia da inauguração das novas dependências. Beto foi apoiado na iniciativa por alguns amigos e a cavalgada (promessa de Beto) foi feita. A obra iniciava a partir de 2008, mas o destino cruel e traiçoeiro ceifaria a vida de Beto em 2010 num acidente de trânsito.

         Com o corpo sepultado no mesmo cemitério do que o tio e padrinho, Beto e Silvio passaram a figurar como homenageados, e José Alfredo da Motta, que amigo de ambos, sabia da promessa e sempre a encarou como coisa muito séria, assumiu a tarefa de organizá-la. Os amigos convidados por Beto partiram dia 6 de junho a São Sepé, no dia 7 rezaram no túmulo dos dois e de lá com a chama crioula acesa no fogo de chão começaram a cavalgada de 15 dias até Horizontina.

         A chegada nesta manhã foi de muita emoção. A cavalgada foi recebida na entrada da cidade e acompanhada até o CTG onde Motta foi ao microfone e registrou com grande número de tradicionalistas e familiares dos homenageados presentes, que a promessa estava cumprida. A manhã de recepção da cavalgada iniciou com uma edição especial do Programa Prosa de Galpão da Olinda FM, direto do CTG com os apresentadores Jonas Kondra e Dom Rodrigues.

         O novo CTG terá a solenidade de inauguração oficial na noite de hoje (21/06), ás 20h com ato cívico tradicionalista, apresentações culturais e exibição de audiovisual com a história dos 49 anos da entidade e após um grande fandango de inauguração será animado pelo Conjunto Os Monarcas. As mesas e ingressos encontram-se esgotados.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA