Rotary Club realiza doação de mudas nativas

18/09/2015 09:30:38 - Geral
Rotary Club realiza doação de mudas nativas

Créditos: Maira Dill - Assessoria de Comunicação

O Rotary Club de Boa Vista do Buricá e de Nova Candelária em parceria com o produtor Arnélio Schmitz e sua esposa Inês Schmitz, realizaram no último sábado, dia 12, o plantio de 170 mudas de diferentes espécies de árvores nativas nas margens do Lajeado Almeida na localidade de Linha Doze.

O objetivo do plantio foi de repor a mata ciliar próxima do Lajeado Almeida visando a sua proteção e também a proteção do solo em suas margens. As mudas nativas foram repassadas pela RGE ao Rotary Club, e este, realizou a doação ao Piquete Marca da Ferradura.

De acordo com o associado do Rotary, o engenheiro de produção Elir Paulo Pasquetti, a proteção e a recuperação das Áreas de Preservação Permanentes são de responsabilidades de todos os proprietários de imóveis rurais, conforme estabelece o Código Florestal Brasileiro. Estas áreas tem a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

A lei federal nº. 12.651/2012, estabelece novos padrões com relação à necessidade de reposição das áreas de preservação permanentes, com vistas ao enquadramento das propriedades que possuem áreas consolidadas nas margens de rios. Esta lei define a necessidade de recomposição de no mínimo 5 metros em cada margem dos rios para as propriedades com até um módulo fiscal (20ha), de 8 metros para propriedades com área entre 1 e 2 módulos fiscais, 15 metros para propriedades entre 2 e 4 módulos fiscais.

Com a recomposição da mata ciliar nas margens do Lajeado Almeida, a propriedade da família do Sr. Arnílio Schmitz está adequada ambientalmente, pois possui a reserva legal necessária e a proteção das margens dos rios. Além disso, o Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR também fez o Cadastro Ambiental Rural-CAR da propriedade.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA