RS e Governo Federal discutem implantação de Garabi-Panambi

24/06/2014 15:40:58 - Geral
RS e Governo Federal discutem implantação de Garabi-Panambi

Barragens atingirão municípios das Missões, Fronteira Noroeste e Celeiro

 

Em articulação conjunta com o Governo Federal, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul irá promover uma série de audiências públicas entre gestores públicos e as comunidades que serão atingidas com a construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi-Panambi, previsto para o trecho do Rio Uruguai na fronteira com a Argentina. O cronograma das reuniões deve ser apresentado em 30 dias.

No Brasil, na região Fronteira Noroeste/Celeiro o reservatório Panambi terá impactos em terras dos municípios de Alecrim, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Porto Mauá, Santo Cristo, Tucunduva, Tuparendi, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul. Os prefeitos destes municípios querem que o processo de diálogo e as compensações sejam realizados antes das definições para o começo da obra.

A preocupação das comunidades foi tema de reunião entre o governador Tarso Genro e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ocorrida na última sexta-feira (20/06), em Brasília.

GIRO AMBIENTAL