Safra de trigo na Cotrirosa rende sementes de qualidade

06/11/2015 08:31:41 - Agricultura

Créditos: Assessoria de Comunicação

Ao encerrar mais uma safra de trigo na região de abrangência da Cotrirosa os resultados são satisfatórios, principalmente, em relação à qualidade e quantidade de grãos para semente.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cotrirosa, Jairton Dezordi, neste ano a Cooperativa investiu mais na produção própria de sementes. “Nesta safra aumentamos o volume de produção de sementes. Para o próximo ano teremos um grande volume de sementes de excelente qualidade à disposição dos associados”, destaca Dezordi.

Sobre a safra de trigo, segundo o engenheiro, na sua região de atuação, a Cotrirosa teve produtos com qualidade boa e quantidade por hectare satisfatória. “Diante do cenário estadual, podemos dizer que nossas médias de produtividade foram boas, ficando entre 45 a 50 sacas por hectare, tendo inclusive propriedades com mais de 60 sacas por hectare. Foram poucos os problemas com as geadas que ocorreram mais no final do ciclo e com as chuvas durante o processo de colheita”, afirmou.

Para Dezordi, a safra pode ser dividida em duas etapas: a primeira metade, com produtos de qualidade e boa quantidade; e a segunda, com a incidência de chuvas, se manteve o rendimento, mas a qualidade decaiu um pouco, sem comprometer o produto.

Agora, a expectativa é aguardar a melhora de preço do produto no mercado para cobrir os custos e rentabilizar o produtor, finaliza Dezordi.  

GIRO AMBIENTAL