Santo Cristo sedia olimpíada de jogos lógicos

12/11/2015 16:19:53 - Esportes

Créditos: Divulgação

Neste sábado, dia 14, ocorrerá em Santo Cristo a 2ª Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro. O evento faz parte do Programa de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e terá na coordenação os professores Renato Ribas e Liliane Giordani.

A Olimpíada compreende a disputa entre escolas de jogos lógicos em quatro modalidades: o tradicional tabuleiro sobre a mesa, o jogo “gigante” e o jogo “vivo”. O objetivo do projeto é promover o interesse e aprendizado pelos Jogos Lógicos de Tabuleiro, também denominados Jogos Abstratos de Estratégia, trazendo como principal benefício o exercício do raciocínio lógico.

A 1ª edição da Olimpíada ocorreu em 2014 no Instituto Federal Farroupilha, em Santa Rosa.

O evento deste sábado será realizado nos turnos da manhã e tarde no Parque de Exposições José Reinoldo Steffens. A Olimpíada conta com o apoio da Administração Municipal de Santo Cristo, além do Grupo de Escoteiros Haway.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o seguinte endereço:

http://www.inf.ufrgs.br/lobogames/#projeto

QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE ACOMPANHAM O PROJETO?

Renato P. Ribas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1991), doutor em Microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble - INPG, França (1998). Professor do Departamento de Informática Aplicada, no Instituto de Informática da UFRGS, desde jan/2000. Coordenou o laboratório de pesquisa 'Nangate-UFRGS Research Lab', de ago/2006 a jul/2009, dentro do convênio de colaboração em P&D entre a UFRGS e a empresa Nangate, da Dinamarca. Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica no biênio 2000-2002, coordenador do curso de Engenharia de Computação nas gestões 2003-2004 e 2007-2008, e chefe do Depto. Informática Aplicada no período de 2009-2010. Ministra a disciplina de eletrônica digital (circuitos lógicos). Vem desenvolvendo esta atividade com Jogos de Tabuleiro desde 2012 com atividade de extensão na UFRGS.

Liliane F. Giordani

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo o cargo de Chefe do Departamento de Estudos Especializados (2015/2017). Membro da COMGRAD EDU no período de 2011 a 2014 e membro da COMGRAD Licenciatura do Campo na condição de coordenador adjunto em 2013 e 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, educação especial, letramento, educação de jovens e adultos e políticas públicas.

GIRO AMBIENTAL