SETREM aprova quatro artigos em evento mundial de Administração

14/08/2015 10:41:47 - Educação
SETREM aprova quatro artigos em evento mundial de Administração

Créditos: Assessoria de Comunicação

O compromisso da SETREM com a produção do conhecimento foi evidenciado nesta semana com a divulgação das pesquisas aprovadas para apresentação no XI Congresso Mundial de Administração e XXIV Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA), eventos que ocorrem concomitantemente, de 1º a 5 de setembro, no Centro de Eventos do Plaza São rafael, em Porto Alegre. Foram quatro artigos aprovados, envolvendo coordenação, docentes e acadêmicos do Bacharelado em Administração.

 Os docentes SETREM Jocias Maier Zanatta, Mauro Alberto Nuske e Samuel Meoti tiveram aprovado o trabalho nominado “Análise do gerenciamento da inovação: estudo multicaso em supermercados de município da região Noroeste do Rio Grande do Sul”. Nele, buscou-se definir o perfil de gerenciamento da inovação em organizações supermercadistas de micro, pequeno e médio porte no município de Três de Maio, tendo em vista esta prática ser essencial para o desenvolvimento destas organizações, tendo impacto direto na competitividade e sobrevivência das mesmas.

         As acadêmicas Janaina Aline Poersch, Joana Degen e Vanessa de Carvalho Dreher, com orientação do docente Alexandre Chapoval Neto, aprovaram artigo com o título “Implantação de ferramentas de gestão da qualidade em serviços prestados por uma empresa familiar no segmento de mudanças com foco no diferencial competitivo resumo”. O trabalho contemplou aplicação de folha de verificação e de pós-venda para todos os clientes, visando identificação da satisfação e de possíveis inconformidades e, com base nos resultados, a proposta de utilização de ferramentas de qualidade nos serviços prestados pela empresa.

O coordenador do curso de Administração Jorge Antonio Rambo e o docente Jesildo Lima tiveram dois trabalhos aprovados para os eventos: “Mundo S.A.: O (re)pensar do trabalho nas organizações globais e a sustentabilidade”, que reflete sobre a vivência humana nas organizações globais e a relação com o meio, e “O empreendedorismo como fator de desenvolvimento na gestão das empresas familiares”, que definiu características empreendedoras necessárias e presentes em um gestor de empresa familiar de pequeno ou médio porte.

GIRO AMBIENTAL