Solidariedade também se aprende na Escola São Francisco

15/05/2015 10:28:50 - Educação

Créditos: Professoras da escola

Na solidariedade, redescobrimos o sentido original da palavra respeito, que nada tem a ver com temor e obediência, mas com atenção integral de alguém. Na solidariedade, percebe-se a beleza da partilha, da ação em conjunto e a percepção desta beleza em si, suscita valores essenciais, como o amor, a paz, a liberdade, a evolução e harmonia.

Quando somos solidários, de certa forma vamos além da bondade, porque participamos de um movimento social nascente, que pode incluir duas ou mais pessoas.

Tendo por base estes preceitos, desenvolvemos na comunidade escolar uma semana voltada para desenvolver ações estimulando os alunos a desenvolverem atitudes solidárias com o próximo e com o meio ambiente.

Dessa forma pretendeu-se levar os alunos a refletirem sobre o respeito, a dignidade, a fraternidade, a compreensão e a bondade, como meio de melhor nos desenvolvermos enquanto seres humanos.

Durante toda a semana, foram desenvolvidas atividades visando despertar o sentimento solidário na comunidade escolar, tais como, sessão de cinema, leitura e criação de textos, apresentação de contos infantis, jogos e gincana solidária, buscando melhorar as relações pessoais e com o ambiente escolar.

Entre outras ações que foram realizadas na escola, os alunos recolheram o lixo, decoraram as paredes com trabalho de grafite e promoveram ações concretas de cuidar do ambiente escolar.  Ao mesmo tempo puderam refletir conscientizando- se que devem cuidar da Escola, pois é a segunda casa.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA