TRÊS DE MAIO: Câmara de Vereadores presta homenagem a ex-vereadoras

06/03/2015 23:43:00 - Geral
TRÊS DE MAIO: Câmara de Vereadores presta homenagem a ex-vereadoras

Foto: Alexandre de Souza

São dez mulheres com histórias de vida e personalidades distintas, mas unidas pela coragem de quebrar paradigmas na política local, ambiente dominado até então por homens. Elas superaram a barreira do preconceito para ser protagonistas ao colocarem os seus nomes a disposição dos partidos e saíram às ruas para pedir o voto dos eleitores de Três de Maio.

Enfrentando muitas vezes a desconfiança de um eleitorado acostumado a eleger apenas homens como representantes, essas mulheres conseguiram obter o número de votos necessário para conquistar uma vaga na câmara de vereadores do município como titular ou na condição de suplente.

E o parlamento municipal reconheceu a importância das ex-vereadoras em sessão solene realizada nesta terça-feira (3). O evento marcou a abertura oficial da programação alusiva ao Mês de Mulher Três-maiense, promovida pelo Conselho Municipal da Mulher, Centro de Referência Flor de Liz e Secretaria Municipal de Políticas da Mulher.

O presidente da Câmara, Cleiton Felipe dos Santos (PP) afirmou que as homenageadas não podem ser consideradas ex-vereadores, mas sim vereadores para sempre em razão da importância que elas têm para a história do município: “Considerem-se vereadoras para sempre. As senhoras merecem esse cargo que foi conquistado pelo trabalho de cada uma que está sendo homenageada nesse momento”.

A câmara homenageou as ex-vereadoras Maria de Lurdes Cassol Lied da legislatura 1997/2000, Izolde Maria Simchak, também, da legislatura 1997/2000, Vilma Teresinha Dalemolle, legislatura 2001/2004, Odila Justina Baú, legislatura 2001/2004, Ivete Ciotta Oliveira, legislatura 2001/2004, Eliane Teresinha Zucatto Fischer, legislatura 2005/2008, Vera Lúcia de Oliveira Kühler, legislatura 2009/2012, Dirce Liandra Bronstrup Urban, legislatura 2009 /2012, Jacira de Lucas Taborda, legislatura 2013/ 2016 e Lúcia Calegaro Marmitt, legislatura 2013/2016.

O QUE ELAS DISSERAM

Izolde Simchak: ”Eu me sinto grata com o reconhecimento da câmara porque nós abrimos caminho para outras mulheres concorrerem e se elegerem vereadoras. Em 1997 assumi como 1ª suplente e fiz o mesmo número de votos do companheiro Batista Loro. Eu acho que as mulheres têm mais sensibilidade para investigar porque nosso olho é mais clínico”.

Vilma Teresinha Dalemolle: “A nossa passagem como vereadoras foi um marco na Casa. Foi uma honra representar o Partido dos Trabalhadores. Acredito que nosso exemplo incentivou outras mulheres a se lançarem na política e ainda temos um importante papel a desempenhar na vida pública. Acredito ainda que mais mulheres ainda vão seguir o nosso exemplo”.

Odila Justina Baú: “Sinto-me lisonjeada pela belíssima homenagem”. O trabalho da vereadora é importante porque ela leva as reivindicações das mulheres e de todos os munícipes para a tribuna da câmara.

Ivete Ciotta Oliveira: “Essa homenagem é muito grata porque nós mulheres batalhamos muito para conquistar uma cadeira na câmara. E ter sido representante eleita dos três-maienses foi um aprendizado importante na minha vida”.

Eliane Teresinha Zucatto Fischer: “Ter sido vereadora foi um desafio muito grande. Mas aprendi muito e tenho certeza que fiz tudo àquilo que estava ao meu alcance. Todas as ex-vereadoras deram o máximo de si pela causa da população três-maiense”.

Vera Lúcia de Oliveira Kühler: “O maior desafio é ser a única mulher em um complexo de homens”. Precisamos acabar com o machismo em nosso município. Eu acredito que as mulheres têm uma grande capacidade de trabalhar coletivamente e contribuir com toda a comunidade. Precisamos eleger mulheres na próxima eleição.

Dirce Liandra Bronstrup Urban: “É muito gratificante receber essa homenagem e ter tido a oportunidade de representar a mulher três-maiense”. É motivo de muita alegria.

Jacira de Lucas Taborda: Eu considero importante essa homenagem porque incentiva outras mulheres a colocarem seus nomes a disposição e, também, poderem representar as mulheres nesta casa legislativa. Infelizmente, nesta legislatura não temos nenhuma vereadora.

Lúcia Callegaro Marmitt: Essa homenagem valoriza as mulheres. Eu acredito que a câmara está sentindo a falta da presença feminina nas discussões dos problemas da nossa comunidade. Eu fiquei na suplência, mas consegui assumir por um período. Acredito que até o fim da atua legislatura ainda assumirei por mais algumas vezes. Nós mulheres somos capazes de trabalhar pela nossa comunidade.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA