Três de Maio intensifica Campanha contra o mosquito Aedes Aegypti

18/12/2015 07:48:21 - Geral
Três de Maio intensifica Campanha contra o mosquito Aedes Aegypti

Créditos: Ramone Pacheco - Assessora de Comunicação

Nesta semana, a equipe da Secretaria de Saúde de Três de Maio esteve reunida com o Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, para discutir ações e resultados obtidos através das campanhas.

A secretária de Saúde, Jacira Taborda, destaca que com a chegada do verão a preocupação cresce ainda mais, pois as chuvas e as altas temperaturas deixam o ambiente propício para a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pele transmissão de dengue, chinkungunya e zika vírus. “Devido à proximidade do verão, estamos intensificando as ações de combate ao mosquito e também orientando à população”, frisa.

Diariamente os agentes de combate a endemias estão realizando visitas em residências, fazendo a cobertura de caixas de água, recolhimento de pneus e monitoramento na rede de armadilhas. Este trabalho tem como finalidade a coleta, eliminação e tratamento de possíveis criadouros de larvas do mosquito.

Nesta sexta-feira equipes de saúde estarão visitando as residências dos bairros Pró Morar, Vila Esperança e Guaíra com o objetivo de alertar à população sobre possíveis locais onde o mosquito pode se proliferar. Um carro de som também passará no centro solicitando que os jovens não deixem garrafas no chão pois, estamos vivendo um período de fortes chuvas e agora todo cuidado é pouco.

O município está em busca de formas para proteger a cidade e destaca que se uma residência for visitada pela segunda vez e o morador não estiver colaborando e sim permitindo a proliferação do mosquito este será multado.

Fique atento aos sintomas:

Dengue: dor atrás dos olhos, tontura, manchas vermelhas, dor nas articulações, náusea e vômito, dor de cabeça, febre alta.

Chinkungunya: manchas vermelhas, dores intensas nas articulações de pé e mão, dor de cabeça, febre alta, dor muscular.

Zika vírus: dor muscular, dor nas articulações, olhos vermelhos, dor nas costas, dor de cabeça, febre baixa, lesões com pontos brancos e vermelhos na pele.

Dicas para combater a dengue:

1- Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus ou qualquer outro reservatório. Verifique se não ficou água acumulada em algum local.

2- Ponha areia nos vasos das plantas. Use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água.

3- Faça furos nos pneus velhos. Fazendo furos não fica água parada, evitando que o mosquito se reproduza.

4- Cuidado com a caixa d'água. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas.

5- Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos impedem que a água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

6- Mantenha latas e garrafas viradas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não os deixarem expostos.

7- Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem em sua casa, mas não impedem que ele se reproduza.

8- Cuide das piscinas. Se você não está utilizando, cubra-a com uma lona, trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

9- Preste atenção ao lixo. Se há água acumulada, há possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede sacos de lixo e não os deixe expostos.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA