TUCUNDUVA: Coopervino inaugura sede e agroindústria em janeiro

30/11/2014 17:33:43 - Agricultura
TUCUNDUVA: Coopervino inaugura sede e agroindústria em janeiro

(Foto: Colabore Comunicação. Futura sede da cooperativa).

A Cooperativa de Vinho Fronteira Noroeste e Economia Solidária (Coopervino), de Tucunduva, deve inaugurar no mês de janeiro sua sede e uma agroindústria. A Cooperativa foi fundada em 2008, com o objetivo de fomentar a produção de uva na região.

Djalma Turra, presidente da Coopervino e também da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Tucunduva (Acisat), lembra que a Cooperativa surgiu da necessidade de pequenos produtores de uva da região regularizar suas atividades de produção de uva para vinho, suco e geleia. A agroindústria, que abrigará também a sede da Cooperativa, será inaugurada em janeiro de 2015. O associado venderá os produtos para a agroindústria da Coopervino e terá, ainda, percentual da comercialização.

“O projeto da cooperativa é constituir um desenvolvimento sustentável, agregando valor a um produto através do cooperativismo”, destaca. A Cooperativa possui 35 associados e oferece assistência técnica para a compra de insumos, manejo, comercialização e transformação da matéria-prima em produtos, através da agroindústria em construção, em frente ao Distrito Industrial do município de Tucunduva.

No próximo ano, a Cooperativa será aberta para produtores de outras variedades de frutas, se tornando uma organização da fruticultura, com a expectativa de chegar ao número de 60 associados. Atualmente os associados produzem uva em 45 hectares, com uma produtividade de 20 toneladas por hectare.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA