Uso de novas tecnologias auxilia para melhor aprendizado dentro da sala de aula

12/06/2015 11:19:12 - Educação

Créditos: Assessoria de Comunicação

O uso de notebooks e tablets, operacionalizado através de um laboratório móvel agora é realidade nas escolas da rede municipal de ensino em São José do Inhacorá. As novas tecnologias permitem acesso a aplicativos e conteúdos pedagógicos, que sobremaneira gera uma aula mais dinâmica e interativa.

Os educadores receberam durante o ano de 2014, um curso de formação que os habilitou a lidar com as mais diversas ferramentas que ora se destacam nas salas de aula das duas escolas, a EMEF Rui Barbosa e a EMEI Paraíso da Criança I e II.

A diretora da EMEI Paraíso da Criança I e II, Sandra Reckziegel, enfatiza que todo este trabalho também é decorrente do intercâmbio realizado aos EUA, onde o uso da tecnologia está presente nas salas de aula e, no ano passado, quando as professoras americanas estiveram na escola, demonstraram como fizeram para utilizar esta ferramenta em sala de aula. A equipe da escola vem desenvolvendo com as crianças a “Descoberta Guiada” que se resume em utilizar a ferramenta com segurança e responsabilidade.  Ainda, a equipe vem promovendo possibilidades de pesquisa e busca de novos aplicativos para serem utilizados em cada faixa etária.

A professora do Pré Escolar II, Adriane Chassot, percebe nesta ferramenta uma possibilidade de variar as metodologias usadas. “Ao utilizar a ferramenta percebeu-se que as crianças demonstraram grande interesse, se envolvendo intensamente com os aplicativos utilizados. As crianças desde muito cedo, utilizam tablets, celulares e outras tecnologias de seus pais para brincarem e a escola percebe esta necessidade de oferecer a eles estas ferramentas. A diferença de utilizar os aplicativos está no encantamento, no visual do aplicativo; Ele não é usado como um simples entretenimento, e sim com objetivo claro e intencional.” – enfatiza a professora Adriane.

A professora Patrícia Teixeira Pereira, atende as crianças de 2 anos, turma do Maternal I, e esclarece que no inicio teve um pouco de “medo” em utilizar a ferramenta em sala de aula. Mas, valeu-se da descoberta guiada, e após possibilitou às crianças que utilizassem aplicativos de pintura e sons de animais. A professora declara que “foi uma experiência boa e com certeza levarei os tablet’s mais vezes para a sala de aula”.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA