XIV Expofeira: Concurso Morfológico do gado Jersey

28/04/2015 11:06:35 - Eventos e Promoções

Créditos: Anelize Katiane Espindola

Anelize Katiane Espindola 

O Concurso Morfológico do Gado Jersey aconteceu ontem, durante todo o dia ao lado do Pavilhão Quatro na XIV Exporfeira do Agronegócio de Três de Maio. O concurso foi ranqueado, ou seja, parte de gestão dos controles e as avaliações foram feita pelas Associações, pois os animais recebem pontuação para ranqueamento a nível nacional.  Ele ficou dividido por categorias, no caso por idades, na parte da manhã entraram todos os animais que compreendem as fêmeas Jovens (não paridas) e na parte da tarde o concurso deu-se com as vacas Adultas Paridas e no fim do dia então aconteceu o grande campeonato da Raça Jersey onde foi escolhido o animal com a melhor Morfologia que quer dizer, animal com as melhores características leiteiras da exposição.

Os animais que participaram do concurso são das cidades de Três de Maio (SETREM e mais uma propriedade), Humaitá, Santa Rosa, Santo Cristo, Alegrete, Bagé, Pelotas, Augusto Pestana dentre outras.

Para o administrador Diórgenes Albring e Coordenador da Pecuária Leiteira “É uma grande satisfação poder realizar e ranquear esse evento realizou-se uma organização prévia, agendamento com associações, convite aos produtores, posso dizer que estamos trabalhando desde o mês de agosto do ano passado para fazer o melhor evento. Para ser jurado convidamos o Senhor Carlos Alberto Teixeira Petiz Professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas Formado em Engenharia Agrônoma que é reconhecido como um dos melhores caras nesse assunto do Estado. Além disso, o nível de animais por ele julgado nos deixa com grande destaque na questão de características então para nós quanto organização é muito satisfatório e nos deixa muito feliz pela qualidade de exposição em si dos animais que entraram na pista e dos que entrarão na raça holandesa também”, finaliza.

O julgamento é realizado por categorias, as Fêmeas Jovens (não paridas) fazem parte da 4° até a 10° categoria, foram seis categorias de animais que entraram em pista, dessas seis saiu às três melhores fêmeas jovens. Na parte da tarde entraram animais da 12° até a 22° categoria, mais 10 categorias de vacas avaliadas. 

Ainda dentro dessa categoria há mais uma que é da 12° a 14° onde foi escolhido mais uma vaca jovem. Para participar do Grande campeonato da 17° até a 22° categoria foram escolhidas a primeira e a segunda colocada da vaca jovem e a primeira e segunda colocada das fêmeas jovens. Então se formou um conjunto de vinte animais que estraram em pista para no final fazer a escolha da melhor vaca, ou melhor, animal da exposição.

Abaixo segue a explicação das categorias e subdivisão dos animais.

O julgamento da Raça Jersey procede por várias categorias:

Primeira escolha, campeonato da bezerra menor, Campeonato da bezerra Intermediária, Campeonato da bezerra sênior, Campeonato da Novilha menor, Campeonato da Novilha júnior, Campeonato da Novilha Intermediária, Campeonato da Novilha Sênior. Neste lote são os animais não paridos (que não deram cria) daí se faz julgamento da Grande Campeã da Raça Jersey Fêmea Jovem.

Campeã Bezerra Sênior:

Box 88, Vaca Lucia 1314 Reward da Maya, Cabanha da Maya PAP da cidade de Bagé.

Campeã Novilha Menor:

Box 94, Vaca Liberdade 1277 Tequila da Maya FIV, Cabanha da Maya FIV da cidade de Bagé.

Terceira melhor fêmea jovem, Novilha Júnior:

Analu 1281 Reward da Maya, Cabanha da Maya PAP, da cidade de Bagé.

Dando sequência ao julgamento que aconteceu na parte da tarde com os animais paridos, que também se subdividem em categorias que são: Dois anos júnior, Dois anos Sênior, Três anos júnior, Três anos Sênior, Quatro anos, Cinco anos, Adulta e Longeva. Primeiro realiza-se a escolha por categorias depois esses animais retornaram para que acontecesse o grande campeonato da Raça Jersey.

A Grande Campeã da raça Jersey da Expofeira foi à do Box 129 Harmonia 133 Valentino Calipto do Expositor MarcirioAlves de Alegrete, a segunda Box 141 Henriqueta 801 Guapo da Maya da Cabanha da Maya PAP de Bagé a Terceira Melhor Fêmea da raça Box 133 Idalia 933 Iatola da Maya da Cabanha da Maya PAP de Bagé.  

 

A grande roda foi formada pelas:

Fêmeas jovens, Box 88 Lucia 1314 Reward da Maya da Cabanha Maya PAP de Bagé e o Box 94 Liberdade 1277 Tequila da Maya FIV da Cabanha da Maya PAP de Bagé.

Campeã Vaca Jovem foi o Box 129 Harmonia 133Valentino Calipto do Expositor Marcirio Alves de Alegrete e o Box 122 Joele 1082 Getaway da Maya da Cabanha da Maya PAP de Bagé.

Na 17° Categoria Vacas Quatro Anos –

Box 133 Idalia 933 Iatola da Maya da Cabanha da Maya PAP de Bagé.

Box 137 Ivana 895 Minister da Maya da Cabanha da Maya PAP de Bagé.

Na 17° Categoria Vacas Cinco anos-

Box 141 Henriqueta 801 Guapo da Maya do Expositor Cabanha da Maya PAP de Bagé.

Box 139 Formiga 114 Ressurection Calipto Expositor Marcirio Alves de Alegrete.

Na 17° Vaca Adulta –

Box 147 Delicia Nick do Cinco Salsos 740 do Expositor Marcirio Alves de Alegrete.

Box 145 Cotrijui EG 76 Vitória Safira Gold do Expositor Cooperativa Agropecuária e Industrial de Ijuí.

Na 17° Categoria Vaca Longeva-

Box 159 Afinada Marker do Cinco Salsos 567 do Expositor Marcirio Alves de Alegrete.

Box 152 Zorayde Jade Avistoso do Expositor Cabanha da Maya PAP de Bagé.

Dessa reunião de ganhadoras foi realizada uma grande roda onde se consagrou a Grande Campeã da Raça Jersey a Vaca do Box 129 Harmonia 133 Valentino Calipto do Expositor Marcirio Alves de Alegrete, Reservada Campeã Box 141 Henriqueta 801 Guapo da Maya do Expositor Cabanha da Maya a PAP de Bagé, e a Terceira melhor fêmea Box 133 Idala 933 Iatola da Maya do Expositor Cabanha da Maya PAP de Bagé.

O melhor úbere da Exposição selecionado dentro dos animais paridos foi do Box 129, Vaca Harmonia 133 Valentino Calipto do Expositor Marcirio Alves de Alegre – RS. 

GIRO AMBIENTAL